A Empresa

Bem-vindo à ACAL

A ACAL iniciou a sua actividade em 1933 com sede nas ruas Galeria de Paris / Cândido dos Reis, no Porto, sob a denominação Agência Comercial de Anilinas, Lda., operando no sector têxtil como fornecedor de corantes e anilinas.
Poucos anos volvidos, estende a sua actividade a outras áreas criando o Ramo Agrícola que controlava os viveiros criados na região de Mirandela para produção de sementes em grande escala.
Com a comercialização de sementes em grande escala por todo o país, surgiu a necessidade de implementar a irrigação por aspersão da marca WANKE de fabrico austríaco e a importação de motobombas alemãs GRÜNO.
De seguida, tornou-se pioneira em Portugal no fabrico e comercialização de insecticidas e pesticidas.
Prosseguindo o objectivo de um dos seus fundadores em ser uma empresa de prestígio e importadora das mais inovadoras metodologias de trabalho, foi alargando a sua área interventiva à motocultura importando e prestando assistência técnica a tractores e motocultivadores alemães da marca BUNGARTZ.
Num momento de franca expansão e na perspectiva de criação de valor acrescentado do sector agrícola, desenha e regista com a marca ACAL semi-reboques e reboques para acoplar a motocultivadores e tractores, respectivamente, sob a aprovação da Direcção-Geral de Transportes Terrestres.
É também nesta década que se reveste de forte inovação comercializando revestimentos SEMCO e SEM-VIC para depósitos destinados ao acondicionamento de produtos alimentares.
Cientes da importância do sector vitivinícola no desenvolvimento económico do país, e de alguma forma incentivados por duas ilustres referências da Enologia Portuguesa, Eng. Manuel Pacheco de Azevedo e Eng. Amândio Barbedo Galhano, os responsáveis pela ACAL apostam neste sector, consolidando a secção agrícola, sob responsabilidade e orientação do Sr. Emílio Lameiras, antigo colaborador do IVP (Instituto do Vinho do Porto), iniciando na década de 60 do século XX a importação e fabrico de produtos enológicos, nomeadamente desencrostantes, desinfectantes, colas e coadjuvantes de filtração, sendo esta década decisiva na representação de marcas de prestígio no âmbito das máquinas para a indústria vitivinícola, como por exemplo COMES DC (filtração), SIMONAZZI (linhas de engarrafamento com rotuladoras PUTINI) e MASELLI MISURE, da qual se torna pioneira na área da refractometria e recolha de amostras na recepção de vindima que perdura até hoje.
Mantendo toda a actividade de desenvolvida antes, mais tarde assume a representação em exclusividade para Portugal de conceituadas marcas italianas, designadamente IMMA (centrífugas), CADALPE (filtração, concentração de mostos e destilação), BODINI (lavadoras de garrafas e engradadoras / desengradadoras de garrafas), GAI (enchimento de vinhos tranquilos), CEM (enchimento de vinhos gaseificados), AROL (tapadoras), SCAGLIOLA (distribuidores de cápsulas), CIRIO GERMANO (rotulagem auto-adesiva) e CAVAGNINO & GATTI (rotulagem a cola).
Constituindo-se num território de conhecimento muito forte e baseando a sua actividade em pilares de sustentabilidade tecnológica, a ACAL contribuiu distintivamente para a Enologia Portuguesa, desenvolvendo diversos trabalhos de apoio à vinificação, nomeadamente nas áreas da centrifugação, clarificação, filtração, conservação sob atmosfera de gases inertes e refrigeração, tendo introduzido em Portugal o "Método de Contacto Simplificado", o qual permite a utilização de frio para precipitação de bitartaratos de potássio a pequenos armazenistas e produtores/engarrafadores, tecnologia que até ao momento era acessível apenas a grandes empresas.
Na década de 80, com o forte incremento da actividade de novos Produtores / Engarrafadores em Portugal, tornou-se fundamental apoiar e fornecer material de laboratório da marca ACAL, com a consequente assistência técnica através do seu construtor portuense António Martins, mais tarde conhecido pela CARBEL.
empresa
noticias

O legado

Em 1995, após a dissociação das várias actividades dentro da empresa, o Ramo Agrícola dá origem a uma sociedade anónima ACAL - Aparelhos e Componentes para Acondicionamento de Líquidos, S.A., jamais se desviando da linha de conduta imposta pelo seu fundador.
Convicta de que o sector vitivinícola nacional é e será um importante contributo na economia do país, em 2000 inicia a representação exclusiva para Portugal das bombas FRANCESCA e em 2003 a representação exclusiva para Portugal da marca APE.
Com a sua actividade cada vez mais forte na área do engarrafamento e embalamento de vinhos em garrafas de vidro, a ACAL posiciona-se no sector como especialista nesta área, desenvolvendo soluções assentes na optimização de recursos, sustentabilidade e valorização humana.
Em 2017 iniciou a representação exclusiva para Portugal da marca OMBF, dada a necessidade de responder pronta e atempadamente ao sector dos espumantes em franco crescimento por todo o país.
Em 2019 consolida a representação exclusiva da marca WIN & TECH, oferecendo ao mercado soluções eficientes e sustentáveis de higienização das linhas de enchimento assente em sistemas e processos robustos de rastreabilidade de forma inequívoca.
Em 2023 inicia a representação exclusiva para Portugal da marca NUVA fortemente dedicada ao desenvolvimento de sistemas de despaletização, encaixotamento e paletização.
90 anos após a sua fundação e visando a digitalização do negócio, a ACAL lança o seu novo Website, disponibilizando toda a informação dos seus produtos e serviços de forma organizada e permitindo agilizar a interacção entre todos, dentro e fora do país.

A nossa história

Evolução da ACAL desde a sua fundação até à atualidade
Conheça a nossa gama de soluções

Especialistas em Soluções para a Indústria Vitivinícola

Contacte-nos